terça-feira, 14 de maio de 2024

10 Dicas para não entrar numa falsa religião

 

10 Dicas para não entrar numa falsa religião

10 Dicas para não entrar numa falsa religião


As falsas religiões: Um tópico complexo e polémico


O que é uma falsa religião?
Aquilo que tem uma aparência de verdadeiro, tem como base frases extraídas da Bíblia mas se você cavar fundo, verá que é só aparência. Distorcem totalmente a verdade a fim de utilizar para o bem próprio, ou seja, para o bem do fundador. Manipula as pessoas com falsas promessas de riqueza e prosperidade. Usam de ameaças citando textos bíblicos para prender as pessoas.
As falsas religiões costumam apresentar desvios significativos de doutrinas tradicionais e conceitos religiosos. Criticam todas as outras religiões e pessoas que não têm a mesma crença que eles, se classificam como a verdadeira religião e, fora dela, todos estão perdidos. Geralmente apresentam fragilidade nos seus fundamentos espirituais e na sua conexão com valores transcendentais.

Antes de ser adepto a alguma religião, primeiro identifique se ela é verdadeira

1º Ela priva as pessoas da liberdade de expressão de expor suas ideias, de argumentar ou questionar. Isso é um direito de todo cidadão, e está na constituição federal e nenhuma religião tem o poder de tirar os direitos de qualquer pessoa.

2ºInterfere de modo negativo na vida familiar dos membros, chegando até o ponto de causar ruptura familiar. A nossa família é o nosso maior bem, Deus é a favor da família unida, Ele não deu nenhum ensinamento para que as famílias vivessem desunidas. Pelo contrário, o seu mandamento é que amemos até os nossos inimigos, quanto mais a nossa família.

3ºExploração financeira, por meio de ameaças, distorcendo a verdade, dizendo que devemos ser humildes e não nos apegarmos às coisas materiais. Em vez disso, temos que dar o máximo que pudermos para eles para vivermos de maneira simples. Enquanto eles só enriquecem.

4°Desconfie de líderes que exigem obediência cega, ensinamentos que promovem medo, culpa e controle. Negação da ciência e do conhecimento racional.

5°Observe o comportamento dos líderes religiosos, se há coerência entre suas palavras e ações. Reflita sobre os valores e princípios que a religião defende. Não se sinta pressionada a acreditar em algo que não te convence.

6ºAnalise bem como é a convivência das pessoas dentro dessa religião, como é o relacionamento com os líderes e vice-versa. Se, de alguma forma, os líderes invadem a privacidade dos membros, colocando-os em situações constrangedoras. 

7ºProcure saber se, quando você se tornar adepta a essa religião, continuará tendo liberdade para participar de grupos que não professam a mesma fé que você. E poderá conviver com todos os tipos de pessoas, independente de suas crenças. Ou o seu mundo vai se resumir só em torno dessa determinada religião. Ou seja, perca da sua autonomia individual devido à escolha dessa religião.

8ºDedique tempo para estudar a fundo as crenças dessa religião, quais são suas teorias e práticas. Se eles propagam preconceitos e intolerância contra outros grupos religiosos. Se os ensinamentos estão dentro dos princípios universais de amor, respeito a diversidade e  igualdade entre todos os indivíduos.

9ºVerifique o comportamento das pessoas que fazem parte dessa religião, se são pessoas felizes, bem resolvidas, pessoas de caráter e realmente de fé. Se a religião está causando efeitos positivos em suas vidas, se elas estão se tornando pessoas melhores a cada dia.

10ºPesquise em fontes confiáveis tudo sobre essa religião, não tenha medo. Acredite na sua intuição, se algo parece errado ou abusivo, provavelmente é. Seja crítica, busque a verdade. Pesquise sobre a vida do fundador, se ele possui um histórico pessoal ético positivo.

Lembre-se

A fé deve ser uma fonte de paz, crescimento e desenvolvimento.
Sua liberdade de pensamento e expressão deve ser respeitada.
A responsabilidade pela escolha religiosa é individual e intransferível.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A beleza feminina

A beleza feminina Uma mulher bonita é aquela que se sente bonita e confiante. Ela pode ser de qualquer idade, etnia ou tamanho. Pode ter qua...